quarta-feira, 29 de julho de 2015

David Gersten: Cortando os laços que ligam - começando com a figura oito

... Uma Introdução à Obra de Phyllis Krystal

Como podemos libertar-nos dos nossos condicionamentos negativos, de nossos pais, amigos, irmãos e ex-companheiros? Como podemos tornar-nos livres do nosso apego ao dinheiro ou poder? É necessário ou desejável tornarnos livres do apego ao dinheiro ou poder?

A palavra "apego" tem sido amplamente mal interpretada. Podemos ser bilionários sem ser apegados. Quando precisamos de multiplicar o que temos é quando estamos excessivamente apegados. É quando reagimos com raiva da má sorte, da perda de dinheiro que somos mais apegados. Podemos estar totalmente envolvido no mundo e dedicados ao nosso trabalho e aos nossos entes queridos... e ainda sermos livres de velha programação que nos liga ao passado e nos impede de experimentarmos totalmente o presente.

É o objetivo da maioria das terapias para ajudar-nos a aprender a viver no momento, para aprender a amar os outros, aprender a amar a nós mesmos e aprender a perdoar. Quase tudo impresso nas páginas de Atlantis intenta servir estes objetivos... como o trabalho de um terapêuta imaginário muito especial. Estamos felizes por começar a trazer-lhe uma contínua série de artigos sobre a obra de Phyllis Krystal, autora de "Cutting the Ties that Bind" e "Cutting More Ties that Bind". A Sra. Krystal tem desenvolvido uma série de passos que nos ajudam a cortar os laços. Através destas técnicas, ela ajuda-nos a tornar-nos livres dos velhos padrões de pensar, sentir e de se comportar, oferecendo um poderoso conjunto de ferramentas que nos permitem libertarmo-nos do nosso eu inferior, a nossa consciência inferior, e começar a tocar em nossa CS, ou Consciência Superior.

Várias centenas de grupos de "Cortando os laços" foram formados ao redor do mundo onde as pessoas podem cortar os laços num ambiente de grupo. Estes grupos estão florescendo na Holanda, Argentina, Irlanda, Inglaterra, Alemanha, França e um número de grupos já está surgindo nos Estados Unidos. Ao cortarem-se os laços num ambiente de grupo, nenhuma preparação é necessária por causa do poder da energia colectiva do grupo. Ao cortar o laço um-a-um com um guia, tem que praticar-se individualmente a "Figura Oito" durante pelo menos duas semanas antes do corte.

De acordo com a Sra. Krystal, "A Figura Oito" é um símbolo que permite uma pessoa proteger o seu próprio espaço ou território e, ao mesmo tempo, evitar invadir qualquer espaço de outra pessoa. Quando realiza este exercício, é aconselhável ter apenas uma pessoa de cada vez no círculo oposto ao seu próprio, para evitar confundir reações distintas de diferentes pessoas. Veja como funciona a imaginária Figura Oito:


1. Imagine que você está sentado ou de pé num círculo de luz dourada no chão em torno dos seus pés. O raio desse círculo é o comprimento de seu próprio braço com os dedos estendidos;

2. Visualize um outro círculo de luz dourada diretamente à sua frente, do mesmo tamanho do seu círculo, onde apenas se tocam mas não se sobrepõem;

3. Começando no ponto em que os dois círculos se tocam, visualize uma luz azul néon que fluí em redor ao círculo da frente, e no sentido horário até que fique completo;

4. Deixe continuá-lo a fluir em redor do lado esquerdo do seu círculo, em torno da sua volta, em torno do seu lado direito e voltando para onde os dois círculos se tocam até formarem a Figura Oito;

5. Continue a visualizar a Figura Oito de azul néon claro entre dois minutos a uma hora, de manhã e à noite como preparação antes de cortar os laços, ou quando necessário, durante todo o dia, sempre que esteja ciente de que você está tentando controlar alguém, ou quando sente que alguma coisa ou alguém estão tentando controlar a si.

Todas estas imagens devem ser visualizados no chão. Se algum destes círculos parecem flutuar, pergunte à CS (Consciência Superior) como fixá-los firmemente no lugar, no chão, antes de prosseguir com o exercício.

Você pode estar a questionando-se sobre o propósito da luz azul néon. A Sra. Krystal descobriu que esta luz néon tem o efeito do desenhar as projecções de cada pessoa no seu próprio círculo. É um passo importante no sentido de ajudar os dois indivíduos desembaraçarem-se. A luz azul néon também ajuda a manterem-se livres da invasão ou controlo um do outro.

Se você está praticando a Figura Oito em preparação para cortar os laços com alguém que foi um grande abusador de você, você pode achar que ele não vai ficar parado no seu círculo. Você terá que usar a sua imaginação para encontrar maneiras de mantê-lo no seu círculo. Isto é muito importante, porque durante esta duas semanas ao praticar a Figura Oito, você está começando a esclarecer os limites entre você e a outra pessoa. Então você poderá ter que encontrar formas criativas de mantê-lo no seu círculo. Talvez você terá de alargar o círculo para cima de forma a criar um cilindro... ou talvez você terá de "construir" uma caixa alta em vidro. Talvez você ainda tenha que colocar uma tampa na parte superior da figura. Talvez você tenha de pregar por baixo a base dessa figura. Por exemplo, um paciente meu enquanto praticava a Figura Oito em preparação para cortar os laços com o seu pai, "viu" um tigre na Figura Oito. Ele teve que erguer praticamente uma fortaleza para manter o tigre dentro, então ele aparafusou dois pés de acrílico grosso ao cilindro num leito rochoso e profundo, com pregos longos e rebites para que ele ficasse bem firme. Ao visualizar o tigre na Figura Oito, despertaram-lhe sentimento tão intensos que ele começou a recordar pesadelos que teve quando era criança.

Depois de praticado a Figura Oito durante duas semanas, você estará pronto para cortar os laços que unem. Ao longo das próximas edições de Atlântida, veremos mais e mais profundamente o processo de cortar os laços. Mas antes de começar, há algo muito importante para você saber. Ao cortar os laços, você não está a livrar-se de um relacionamento. Por exemplo, ao cortar os laços com a sua mãe ou pai, isso não significa que você pára de ter um relacionamento com eles. Isso significa que você conscientemente passou por um processo em que você percebeu como você estava sendo obrigado, então você liberta ou cortar esses laços para que essas relações possam crescer numa direção saudável. Cortar os laços permite que você se torne livre... livre de se sentir controlado, livre da mágoa, livre da raiva, livre para seguir em frente na vida e vivê-la ao máximo.

E lembre-se, a Figura Oito é apenas o esquentar, a preparação. Você não está cortando os laços ao praticar a Figura Oito. Você vai aprender como realmente corta os laços na nossa próxima edição.

Mas não pense que neste esquentar a Figura Oito seja ineficaz. É uma técnica comprovada e verdadeira que tem sido utilizada com sucesso por uma década.


Fonte: Dr. David Gersten (http://www.imagerynet.com/ties/ties.html)
Tradução: Rosa de Vénus (arosadevenus@gmail.com)

Sem comentários:

Enviar um comentário